Get Adobe Flash player
A data de hoje


Eventos



Textos


Informações


Notícias


Baía de Camamu

A Baía de Camamu, localizada a aproximadamente 335 Km de Salvador, constitui-se na terceira maior do Brasil, considerada como um Santuário Ecológico que acolhe diversas espécies da fauna e da flora, refletindo em sua grande vocação turística. Contudo o potencial desta área não se limita apenas a isso, devendo-se destacar também a grande piscosidade de suas águas. Este fato se deve provavelmente a presença de um dos maiores e exuberantes manguezais do país.

Inúmeras são as possibilidades de exploração das riquezas que essa região apresenta e não seria exagero dizer que a natureza ali foi bastante pródiga. Destacam-se na região atividades de mineração e agrícolas.

Por suas águas já navegaram num passado secular, jezuítas, piratas ingleses e invasores holandeses, retrato vivo dessa longínqua época são os remanescentes arquitetônicos de impressionante beleza presentes em cidades do seu entorno.

Preocupado com a integridade ambiental da Baía de Camamu, onde os aspectos sociais, econômicos, culturais, ecológicos e antrópicos, jamais podem ser dissociados, o Grupo GERMEN desenvolveu o Projeto Diagnóstico Sócio Ambiental da Baía de Camamu no período de 12/94 a 11/95, financiado pelo Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, através do Fundo Nacional do Meio Ambiente FNMA.

Este Projeto teve como objetivo iniciar um processo de conscientização das comunidades do entorno da Baía de Camamu, através da participação desta no diagnóstico sócio-ambiental da realidade local, subsidiado por um trabalho em educação ambiental. Foram realizados dois Seminários possibilitando a concretização dos objetivos propostos a partir da mobilização dos diversos segmentos da sociedade local e regional. Está sendo estudado pelo Grupo GERMEN uma segunda etapa do Projeto para continuação do processo de educação ambiental na região.

Encontra-se em desenvolvimento trabalhos relacionados a geoquímica dos sedimentos de manguezais da região, através da parceria do GERMEN com o Grupo de Estudos Ambientais do Curso de Pós-Graduação em Geoquímica e Meio Ambiente da Universidade Federal da Bahia e a Universidade Federal Fluminense, através do Curso de Pós-Graduação em Geoquímica Ambiental.