Get Adobe Flash player
A data de hoje


Eventos



Textos


Informações


Notícias


PARQUE METROPOLITANO DE PIRAJÁ

 

O Parque Metropolitano de Pirajá, com l.550 ha é a maior reserva florestal remanescente da Mata Atlântica original encontrada na Região Metropolitana de Salvador, situa-se no subúrbio ferroviário da capital. No meio da mata encontra-se a Represa do Cobre, resultado do barramento do rio do mesmo nome, responsável pelo abastecimento de aproximadamente duzentas mil pessoas em oito bairros que circundam o parque.

O sítio histórico, no qual se inclui o Parque São Bartolomeu, está inserido na micro-bacia hidrográfica do rio do Cobre, com uma área de aproximadamente 2.660 ha. Toda a drenagem desta bacia flui para a Baía de Todos os Santos, na Enseada do Cabrito. Pirajá abrigou vários Quilombos de escravos, surgidos na luta dos negros pela sua liberdade. Palco de grandes batalhas contra a invasão holandesa e a consolidação da Independência do Brasil, o Parque São Bartolomeu, com 75 ha, é composto por quatro cachoeiras, um manguezal na Enseada do Cabrito e guarda vestígios da floresta tropical primitiva, dotando-se de singular beleza natural e significado histórico e religioso.

Em junho de l989, o Grupo GERMEN fundou, juntamente com a Federação Baiana do Culto Afro-Brasileiro FEBACAB, o Departamento da Bahia do Instituto dos Arquitetos do Brasil IAB/Ba e o Centro de Estudos de Ação Social CEAS, Entidades que compunham o Movimento em Defesa do Parque, a Associação dos Amigos do Parque São Bartolomeu/Pirajá.